AMOP Synergies - Design | Furniture | Floorings | Coatings : Middle Oceans Bar | Equipamentos e Apoios de Praia

Middle Oceans Bar | Equipamentos e Apoios de Praia
Mediante o desafio proposto de testar soluções para ir de encontro à construção de uma estrutura de apoio de praia com uso temporal e efémero, tomou-se como orientação a escolha do método construtivo que melhor se adaptava à dinâmica de montagem rápida e em que os materiais desempenhassem o papel principal. 

Foi gratificante a cada nova entrada no projecto, o surgimento de uma nova hipótese de solução assente na partilha de conhecimento e experiências das empresas colaboradoras. Revestimento Corkwave da Isocor Sofalca, a Madremax da Constalica e o betão nos elementos urbanos da Amop, conferem com a gestão da IAC intelligent alternative systems, um resultado final equilibrado à construção, mas mais ainda, suportam e o reconhecimento da qualidade dos técnicos e gestores destas empresas.

Numa quase inspiração da "Bôite-en-Valise" de Duchamp, é conferida quase ironicamente uma característica assente em escala de "caixa de viagem" num rápido trajecto pelo projecto/obra onde, projectistas, parceiros industriais e materiais foram um estaleiro dinâmico e de forte aprendizagem, numa versão "hands on" - desenho/material em obra/teste e montagem... Quem desenha monta e quem fornece propõe soluções de desenho. Neste período frenético ocasionalmente se relembravam períodos da escola onde se estudava Prouvé e a sua capacidade de forjar o ferro na concepção de pequenos objectos de design que, ao explorar a essência da matéria, lhe conferia a capacidade das soluções poderem vir a ser utilizadas na tecnologia aeronáutica. Aqui, transportamos a nossa experiência da indústria, dos espaços urbanos ribeirinhos, da habitação, para a escala de caixa/contentor.

Como premissa do projecto e quase por acaso, o grau de sustentabilidade exigido pela autoridade regional dos recursos hídricos, foi superado e reconhecido pela aplicação de materiais e tecnologia exclusivamente nacional. Claramente o envolvimento dos parceiros fornecedores, tornou fácil uma tarefa  que se previa de difícil realização em tempo tão limitado

Esta estrutura é fruto da experiência acumulada pelos arquitectos, Jorge Bártolo, Samuel Salgado e Ursula Jacinto, nas criações indústrias e em projectos de frentes ribeirinhas,  destacando as tecnologias do metal, os signos e linguagens próprios das "waterfronts", influenciados fortemente pela capacidade de manipulação dos materiais em obra.


 

Subscribe to our Newsletter